Os 5 melhores livros sobre Karate para aprimorar sua técnica.
- Eduardo Gerevini
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Nesta postagem trouxemos a indicação de alguns livros super interessantes que falam sobre Karate e também sobre artes marciais em geral, alimentando nosso conhecimento e vontade de treinar.
1 - Karatê-dô Kyohan: o Texto Mestre - (Gischin Funakoshi)

Selecionados pelo grande mestre e instrutor Gichin Funakoshi, visando a um treinamento abrangente, os dezenove kata (“formas”) do karatê – a arte de autodefesa que não utiliza armas – são apresentados nesse livro em todos os seus detalhes. As demonstrações ilustradas contemplam não apenas toda a técnica do kata, mas também seus fundamentos e suas aplicações: como preparar um soco; a forma correta da mão aberta; o treinamento preliminar de bloqueios, como golpear e chutar; as sete posturas; e o sparring ou kumite.
2 - Série: O Melhor do Karatê - (Masatoshi Nakayama)

Nesta série, o mestre Nakayama, aluno direto do mestre Funakoshi, faz uma explicação detalhada de como ele via o Karate e como era treinado. Além disto, nos trás em detalhes, que na época era praticamente inédito, de como são os Kata, quais são os golpes em exatidão e como deveriam ser feitos, se rápidos e potentes ou lentos e com bastante força, por exemplo.
3 - Mitos do Shotokan: As Repostas Proibidas para os Mistérios do Karatê Shotokan - (Kousaku Yokota)

O autor desmistifica o karatê Shotokan, e, jogando luz ao clarear, desvenda o secretismo de diversas técnicas e dá continuidade ao legado do Shihan Tetsuhiko Asai.Os segredos e pontos obscuros, inatingíveis para a maioria dos karateka, foram abordados e diluídos, o que facilitou o entendimento e, consequentemente, o aprendizado para os leitores. Kime, hikite, snapback, bunkai, Karate ni sente nashi, Sente hissho, etc., estão entre os métodos abordados.O autor, como grande pesquisador da história e da evolução do karatê Shotokan, busca embasamento em estudos científicos da modalidade do karatê moderno, apresenta particularidades, além de didática e teórica de ensino muito específicas e eficazes.
4 - Kata Shotokan: guia completo em português- (Aline Fidelman)

Descreve a história e origem dos 26 Kata Shotokan, junto a um importante estudo técnico-descritivo e visual que esclarece dúvidas sobre termos técnicos, aplicações e traduções de forma segura, competente e responsável com o Karatê-dô.
5 - Guia Prático do Karatê - (Hirozaku Kanazawa)

Seja para ficar mais forte, desenvolver músculos, ficar mais ágil, ter uma vida mais longa e saudável, ou por questões relacionadas à segurança e autodefesa. Diversos são os motivos para as pessoas buscarem o caminho do Karatê. Trata-se de um curso intensivo, dividido em seis capítulos e 18 lições que ensinam fundamentos, exercícios, variações, combinações e um glossário.
Conclusão
Nesta publicação, apresentamos uma seleção dos melhores livros de karatê disponíveis no mercado. Com base em nossa experiência e autoridade nesse esporte, analisamos cada obra e destacamos aquelas que oferecem informações valiosas para praticantes de todos os níveis. Se você está em busca de conhecimento aprofundado sobre técnicas, história e filosofia do karatê, esses livros são essenciais para enriquecer sua jornada nessa arte marcial milenar. OSS!

Comentários